Exportações de carne de frango aumentam 25% de janeiro a julho

O Brasil exportou 1,3 milhão de toneladas de carne de frango de janeiro a julho, apurando US$ 1,4 bilhão. Na comparação com igual período de 2003, o aumento foi de 25% em volume e 58% em valor. As informações são do presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frangos (ABEF), Cláudio Martins. A ABEF espera fechar 2004 com crescimento entre 5% e 8% nas exportações do produto em volume e de 15% em valor. O Brasil é hoje o maior exportador mundial de carne de frango.

Cláudio Martins atribuiu a conquista da liderança desse mercado pelo país à ?inigualável situação de sanidade” existente no Brasil. Reconheceu, entretanto, que a liderança na exportação de carnes de modo geral voltou o foco internacional para o país, que tem conseguido ?driblar? as barreiras comerciais enfrentadas pelo setor.

Ele observou que há dois anos países vêm sendo atingidos por doenças em rebanhos e aves, enquanto o Brasil tem passado ao largo dessa situação, devido ao sistema de sanidade e inspeção.

Segundo o presidente da ABEF, a manutenção da posição brasileira no campo da sanidade animal exige investimentos contínuos por parte do setor público, representado pelo Ministério da Agricultura, e da indústria. “Os dois lados vêm fazendo seu papel, mas devem se preocupar com o que está acontecendo fora de casa?, advertiu Cláudio Martins.

Os outros pontos de interesse comercial, como promoção e marketing institucional, vêm depois da manutenção da sanidade animal, o ponto-chave na avaliação do presidente da ABEF. ?Senão não se vende o produto?.

Voltar ao topo