Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas após a explosão de uma bomba em uma área comercial da cidade de Guwahati, a principal da região nordeste indiana de Assam.
A bomba, que estava em um "rickshaw" (triciclo utilizado como táxi), explodiu por volta das 10h45 (2h15 de Brasília) no movimentado mercado de Athgaon, segundo a polícia.
Após o pânico inicial, e como já ocorreu no mês passado após outro atentado semelhante, os comerciantes começaram a apedrejar os policiais que foram isolar a área, em protesto contra as ineficazes medidas de segurança na cidade.
Mercado já foi alvo
O mercado de Athgaon já havia sido alvo de bomba em 14 de maio, quando duas pessoas morreram e oito ficaram feridas. Apenas quatro dias depois daquele ataque, mais uma bomba colocada em um "bicitáxi" explodiu em outro mercado de Guwahati e deixou vinte pessoas feridas.
A violência em Assam vem aumentando desde setembro do ano passado, quando foi rompido o diálogo entre o Governo e o grupo separatista Ulfa, depois que ambas as partes se acusaram de não respeitar seus compromissos.
O grupo intensificou sua ofensiva no início deste ano, com ataques contra pessoas procedentes de outras regiões – que em poucas semanas deixaram mais de 70 mortos – e uma campanha de ataques com bombas em lugares públicos.
Em Assam, atuam cerca de 20 grupos que lutam pela independência, ou pelo menos por uma ampla autonomia do território, embora o Ulfa seja a principal. As informações são de agências internacionais.


