Expectativa de crescimento do PIB cai para 3,20%

As projeções de mercado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano caíram de 3 30% para 3,20% em pesquisa semanal do Banco Central (BC). A queda ocorreu na semana em que o IBGE divulgou o resultado negativo do PIB no terceiro trimestre do ano. Com a redução, as previsões de expansão do PIB neste ano ficaram ainda mais distantes dos 3,4% previstos pelo próprio BC.

As previsões de crescimento da produção industrial neste ano seguiram a mesma tendência de queda e recuaram de 4,17% para 3,79%. Em pesquisa feita há quatro semanas, as expectativas de aumento da produção industrial neste ano ainda estavam em 4,31%. Para 2006, as estimativas de crescimento do PIB ficaram estáveis em 3,50% pela 28º semana seguida. As expectativas de aumento da produção industrial no próximo ano também não mudaram e prosseguiram em 4,50% pela 11º semana seguida.

Dívida – As projeções para a dívida líquida do setor público ficaram estáveis em 51,60% do Produto Interno Bruto (PIB). Em levantamento feito há quatro semanas, estas previsões de dívida estavam em 51,50% do PIB. Para 2006, as estimativas de dívida líquida também não mudaram e continuaram em 50,80% do PIB pela segunda semana consecutiva. Há quatro semanas, as expectativas de dívida para o próximo ano estavam em 50,50% do PIB.

Voltar ao topo