A Secretaria Municipal da Saúde ganhou mais um aliado no trabalho de prevenção à dengue na região do Boqueirão. O 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado do Exército abriu espaço na exposição institucional que promove até domingo (15), no Shopping Cidade, para apresentar os riscos da doença e as formas de prevenção contra a doença.

continua após a publicidade

"A adesão é muito bem-vinda e oportuna porque o Boqueirão é a área da cidade que mais concentra focos identificados do mosquito transmissor da doença", diz o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. Dos 49 focos identificados neste ano em Curitiba, 15 estavam nos bairros Boqueirão e Hauer.

A partir desta sexta-feira e durante todo o horário de funcionamento do shopping, uma equipe da Seção de Saúde do grupo estará exclusivamente encarregada de apresentar ao público uma maquete em que é possível identificar situações de risco para o aparecimento de ovos e larvas do Aedes aegypt, o mosquito cuja fêmea contaminada transmite a dengue.

Além disso, os militares distribuirão folhetos com dicas para ajudar a população a identificar e eliminar condições favoráveis à proliferação do inseto – como recipientes de todos os tamanhos e plantas que acumulam água limpa. Os materiais educativos foram cedidos pelo Distrito Sanitário Boqueirão. A atividade se repetirá nos próximos dias 20, 21 e 22, no Shopping Portal.

continua após a publicidade

A proximidade da BR 116 e a existência de 150 pontos de parada para caminhões e ônibus de viagem – como postos de gasolina, transportadoras, garagens e distribuidoras – estão entre as explicações para a ocorrência do grande número de focos no Boqueirão.

"Sem saber, os caminhoneiros, motoristas e passageiros transportam ovos e larvas do mosquito ou o próprio inseto, que acabam dando origem a focos na nossa cidade", explica a coordenadora de vigilância em saúde do Distrito Sanitário Boqueirão, Iara Regina Zanella Zanka.

continua após a publicidade

Dos 15 focos localizados nos dois bairros da região, nove estavam em pontos de parada de caminhoneiros, três em estabelecimentos comerciais, dois em residências e um em terreno baldio. Os que não puderam ser eliminados, como ralos que acumulam água, receberam larvicida granulado. O produto tem ação residual prolongada e garante a eliminação também dos ovos do inseto.

Estratégias

A identificação, eliminação ou tratamento dos focos é uma rotina em Curitiba. Assim que um foco é confirmado, a Secretaria Municipal da Saúde visita todos os imóveis situados no raio de 300 metros a partir dele. Cada local é inspecionado, enquanto moradores e trabalhadores recebem orientações sobre como prevenir a doença e reconhecer seus sintomas.

Ao mesmo tempo, o trabalho educativo é estendido a toda a população, por meio de reuniões, palestras e mensagens. Esse trabalho é feito junto a pais, professores e demais funcionários de escolas, além de igrejas e unidades de saúde – onde o tema ganha as salas de espera e as reuniões de grupos com enfoques bem diferentes como os de hipertensos, diabéticos e gestantes.

"Até os finais de missa e novenas são usados para reforçar a mensagem de prevenção e somos muito bem acolhidos. Isso é parte da varredura que estamos fazendo", resume Iara. Depois do Boqueirão e do Hauer, o Jardim Botânico é o bairro da cidade que mais concentra focos, com oito casos identificados e monitorados.