Rio (AE) ? O ex-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (CNA) Armando Marques será ouvido nesta quinta-feira à tarde pelo auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Geraldo Lanfredi, sobre seu envolvimento nas partidas fraudadas pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho. Dependendo de suas explicações, o ex-dirigente poderá ser acusado de co-participação no escândalo que abalou o futebol brasileiro.

continua após a publicidade

Marques terá por responsabilidade explicar o porquê de não ter punido Carvalho quando soube que o árbitro forjou um diploma para poder integrar o quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os auditores do STJD pediram que o ex-presidente da CNA apresente uma justificativa para o fato de, descoberta a fraude escolar, ter permitido que o juiz regularizasse sua situação e, após a obtenção do documento, ainda o ter promovido, alçando-o ao quadro da Fifa.

Reclamação

O Flamengo divulgou uma nota oficial contestando a atuação dos juízes da Federação Paulista de Futebol em seus jogos. No documento assinado pelo vice-presidente de Futebol, Gerson Biscotto, o clube alegou que das 29 partidas realizadas pelo Campeonato Brasileiro, dez confrontos foram arbitrados por profissionais paulistas e o Rubro-Negro colecionou vários insucessos. Foram: cinco derrotas, quatro empates e uma derrota, totalizando um aproveitamento de 23%.

"Em seus outros 19 jogos pelo Campeonato Brasileiro, dirigidos por árbitros filiados a Federações de outros Estados, o Flamengo obteve seis vitórias, empatou outras seis partidas e perdeu sete. Nestas partidas, seu aproveitamento sobe para 42%" relatou o documento. "O Clube de Regatas do Flamengo se vê sistematicamente prejudicado pelas arbitragens neste Campeonato Brasileiro, em especial nos jogos dirigidos por árbitros da Federação Paulista de Futebol."

continua após a publicidade

E, antes que colecionasse outro resultado negativo, o clube carioca mandou um aviso para o árbitro Anselmo da Costa (SP), responsável pelo confronto desta quarta-feira à noite contra o Brasiliense. "O departamento jurídico do clube está se munindo de todo tipo de informação, inclusive imagens de jogos, além de ainda buscar novos dados que irão indicar o caminho a ser seguido nos próximos dias na defesa dos interesses do clube."