Ex-diretoria da Copel é condenada a devolver R$ 26 mi ao Estado

O ex-presidente da Copel, Ingo Hübert; o ex-diretor da companhia, Mário Bertoni, e a DM Planejamento, Administração e Participações Ltda, construtora do empresário Darci Fantin, foram condenados pela Justiça do Paraná a devolver cerca de R$ 26 milhões aos cofres do Estado. O dinheiro se refere a um empréstimo feito pela Copel à DM, com a qual formou uma sociedade sem licitação, para a construção da hidrelétrica Foz do Chopim, no município de Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. A usina foi inaugurada em outubro de 2001.
A condenação foi feita pela juíza Josely Dittrich Ribas, da 3ª Vara da Fazenda Pública, no dia 10 de dezembro de 2002. O parecer foi resultado de uma ação popular impetrada pelo advogado Carlos Abrão Celli, no mesmo ano da inauguração da usina. Celli pediu a anulação do contrato argumentando que a sociedade era irregular porque a legislação federal exige licitação prévia para todos os contratos de obras, serviços, compras e alienações.
Da associação irregular da Copel e a DM surgiu a empresa Foz do Chopin Energética Ltda, responsável pela construção da usina, que tem uma potência instalada de 29 megawatts. Na sociedade, a Copel tinha 35,7% das ações e a DM 64,3%. Além do empréstimo e da associação fraudulentos, o Estado foi prejudicado porque o contrato previa a compra, pela própria Copel, da energia gerada pela usina.

Voltar ao topo