Ex-deputado que matou criança é um dos mais poderosos do Pará

O ex-deputado paraense Osvaldo “Vavá” Mutran, 71 anos, foi preso ontem (4) em flagrante depois de matar com um tiro de revólver 38 o menino David Abreu de Souza, 8 anos. O garoto brincava com um colega numa área do sítio de Mutran, em Marabá, no sul do Pará. Segundo testemunhas, Mutran saiu transtornado de dentro do sítio com o revólver na mão. David tentou correr, mas foi atingido na cabeça pelo disparo.

“O garoto estava caído no chão, o Vavá se aproximou e ainda deu um chute no corpo, dizendo para o menino correr”, contou Nilton dos Santos. Os vizinhos do ex-deputado ficaram revoltados com a brutalidade do crime, afirmando que o acusado sempre foi um homem violento.

Em 92, Mutran teve o mandato de deputado estadual cassado após invadir a casa e matar a tiros o fiscal da Secretaria da Fazenda do PA, Daniel Mourão. A vítima havia apreendido e se recusado a liberar madeira ilegal da empresa de Mutran. Julgado pelo Tribunal de Justiça, ele foi condenado a dez anos de prisão, mas não chegou a ficar um ano na cadeia, recebendo indulto por ter supostos problemas de saúde.

O acusado pertence a uma das famílias mais poderosas do sul do Pará e proprietária de grandes fazendas, áreas de exploração de castanha e criação de gado. Mutran está numa cela da Superintendência da Polícia Civil, em Marabá.

Voltar ao topo