A coordenação do programa de controle da dengue de Curitiba alerta as pessoas que estão deixando a cidade neste final de ano para que antes de sair de férias tomem todos os cuidados com vasos de plantas e limpeza da casa, evitando assim o surgimento de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegpty, enquanto a família estiver fora. A proliferação do mosquito é maior nos meses de calor.

continua após a publicidade

Este ano, até o mês de outubro, foram localizados 42 focos do mosquito da dengue na capital. No período, houve 53 notificações da doença. Apenas seis casos foram confirmados, todos importados, ou seja, as pessoas foram contaminadas em outras regiões: duas na Paraíba, uma em Rondônia, duas em Minas Gerais e uma no Mato Grosso do Sul.

O combate à dengue na capital é feito o ano todo, durante todas as estações. No primeiro semestre de 2004, as equipes de campo do programa realizaram 238.778 pesquisas em imóveis, sendo 7.884 em pontos estratégicos; 172.749 em residências; 28.062 em comércio; 21.788 em terrenos baldios e 8.295 em outros estabelecimentos, como equipamentos públicos, hospitais e escolas.

O programa de combate à dengue dispõe de uma equipe de 161 técnicos. O trabalho é priorizado em áreas de maior risco, onde a inspeção e aplicação de larvicida são feitas a cada dois meses. Nos demais bairros, a inspeção é feita de quatro em quatro meses, por amostragem, ou seja, a cada 10 imóveis, um é escolhido para ser vistoriado.

Durante as vistorias, os agentes do programa orientam a população sobre a importância de verificar sempre caixas d`água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar. "É importante receber bem o agente, acompanhar a inspeção e tirar todas as dúvidas sobre as formas de eliminar o mosquito", lembra a coordenadora do programa, Márcia Saad.

Como evitar os criadouros do mosquito

· Lave os vasos de plantas com esponja, depois de escorrer a água, e coloque areia grossa até a borda do pratinho.

· Escove os trilhos do box do banheiro pelo menos uma vez por semana.

· Coloque em sacos plásticos tampas de garrafas, latinhas, copos descartáveis e outros objetos que acumulam água. Feche bem os sacos e entregue ao lixo reciclável.

· Verifique se as calhas de sua casa não estão entupidas.

· Coloque nos ralos água sanitária três vezes por semana e tampe-os.

· Limpe a caixa-d’água a cada seis meses e verifique se está bem tampada.

· Guarde materiais de construção (telhas, lonas plásticas etc) sempre secos e em local aberto.

· Guarde garrafas viradas de boca para baixo e em local aberto.

· Guarde pneus sempre secos e em local aberto, ou encaminhe-os para reciclagem.

· Limpe as piscinas uma vez por semana, tratando a água com cloro. Se não for usá-la, cubra a piscina com uma lona bem esticada, evitando o acúmulo de água.

continua após a publicidade