Eventos da ONU animam setor de turismo no Paraná

Um dos reflexos imediatos dos eventos realizados pela ONU no Paraná ? a COP8 e MOP3 ? está na crescente demanda por pacotes de viagens dentro do Estado. O interesse dos participantes de ambos os eventos realizados no Expotrade Center, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é voltado, principalmente, a passeios ao litoral e para Foz do Iguaçu.

Na mesma proporção, tem sido crescente a demanda pela folheteria, editada pela Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo nos idiomas oficiais da ONU. Até esta terça-feira, 21, mais de 2 mil exemplares de revistas e outras publicações sobre os roteiros e destinos turísticos do Paraná haviam sido entregues por representantes das duas operadoras que trabalham no local ? a Banco do Brasil Turismo (BBTUR) e a Canadian Turismo ? e também no estande do Governo do Paraná.

De acordo com as equipes das operadoras, a maior procura é por roteiros com um ou, no máximo, dois dias de duração. O roteiro mais solicitado para o litoral inclui o trajeto de trem até Morretes, travessia de barco e hospedagem na Ilha do Mel e retorno. Há também outras opções de passeio, como caminhadas ao Marumbi, ou passeios até Guaraqueçaba, Superagüi e Sabuí. Segundo os operadores, a curta permanência na capital paranaense e o envolvimento com os trabalhos dos eventos são os fatores que impedem roteiros de maior duração.

?Aumentou muito nesta semana a procura por Foz do Iguaçu e o passeio as Cataratas do Iguaçu?, informou Márcio Adriano de Carvalho, gerente de eventos e de marketing da Unitur, responsável pelo receptivo da BBTUR. Segundo ele, apenas entre a segunda-feira, 20, e a terça-feira, dia 21, cerca de 80 pessoas integraram grupos para a Ilha do Mel, e outras 30 para Foz do Iguaçu.

Os passeios incluem o trajeto ao litoral em trem de passageiros, transporte até a ilha, acompanhamento de guias credenciados pela Embratur e bilíngües, transfer, hospedagem e almoço. Os pacotes em grupo custam a partir de R$ 350,00 para a Ilha do Mel. O destino Foz do Iguaçu com hospedagem em hotel categoria turístico superior custa a partir de R$ 800,00 com um pernoite e café da manhã.

Voltar ao topo