Evento reúne entidades para debater acidentes de trabalho no Paraná

O Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho do Paraná (Ceioart) promove nesta sexta-feira (26), na sede da Fundacentro, seminário para que cada instituição que faz parte do comitê apresente os dados referentes ao número de casos notificados de acidentes e mortes no trabalho, bem como o sistema de informação utilizado para a captação desses dados.

O objetivo do evento é discutir a construção de um banco de dados unificado para que esteja disponível em todo o Estado. A partir das informações apresentadas, também serão discutidas estratégias de ação para a prevenção de novos acidentes.

O Comitê é formado por diversas instituições governamentais e não-governamentais do Paraná que atuam na área da saúde do trabalhador, como as Secretarias estadual e municipal de Saúde, o INSS, a Secretaria de Segurança Pública, a Promotoria de Defesa de Saúde do Trabalhador, a Procuradoria do Trabalho, o Ministério do Trabalho, a Fundacentro, a UFPR, a CUT, o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, a Força Sindical e a Fetraconspar.

Por meio de suas instituições, busca a detecção de falhas no ambiente de trabalho que tornam possíveis os acidentes, de modo a permitir sua correção, intervindo para prevenir a ocorrência de novos episódios e acompanhando os processos de investigação.

Para Cezar Benoliel, diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, instituição que faz parte do Comitê, um sistema de informação único vai auxiliar na criação de uma rede estadual de vigilância de óbitos e amputações relacionados ao trabalho, conhecendo sua causas e contribuindo para que haja uma diminuição significativa desses acidentes, proporcionando mais segurança e saúde ao trabalhador paranaense.

O seminário será realizado das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h30, na sede da Fundacentro.

Voltar ao topo