Eunício tenta ajudar o governo a votar matérias no Congresso

O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira (PMDB), está participando do esforço para colocar em votação matérias de interesse do governo que estão em tramitação no Congresso. Após almoçar com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, Eunício foi à Câmara buscar o líder da bancada do PMDB, José Borba (PR), para um encontro com Rebelo no Palácio do Planalto. “Vou pedir para o PMDB não obstruir”, adiantou o ministro.

Ele ressaltou que o PMDB não tem tradição de fazer obstrução aos trabalhos legislativos. A bancada tem o hábito de votar as matérias, mesmo dividida quanto ao mérito. Eunício disse que a obstrução feita pelo PMDB nas últimas votações da Câmara não teve o propósito de adotar uma posição de confronto com o governo, mas sim de ponderação. Ele disse que está ajudando o líder José Borba a “curar as feridas” deixadas pelas eleições municipais. “Vim trazer mais um vidro de merthiolate”, afirmou.

Na próxima semana, quando a Câmara pretende retomar as votações, já haverá 21 medidas provisórias trancando a pauta do plenário. O ministro disse que o caminho do PMDB é permanecer onde está, referindo-se à reunião do partido que será realizada no dia 10 para avaliar a posição da agremiação frente ao governo. Ele informou que os ministros do PMDB que integram o governo Lula foram convidados a participar da reunião, que contará com a participação das bancadas do partido na Câmara e no Senado e dos presidentes dos diretórios regionais do PMDB.

Voltar ao topo