EUA elevam nível de alerta a código laranja

O governo dos Estados Unidos elevou em um grau o nível de alerta nos sistemas de transporte coletivo das principais cidades do país, respondendo a uma série de atentados contra o metrô e pelo menos um ônibus de Londres. Agora o nível de alerta é laranja, ou alto.

"Obviamente, estamos preocupados com a possibilidade de tentarem imitar os atentados contra Londres", comentou Michael Chertoff, secretário de Segurança Interna dos EUA, na tarde desta quinta-feira (07).

A elevação do alerta valerá para "os sistemas regionais e intermunicipais de trens, ônibus e metrô", disse Chertoff durante entrevista coletiva concedida em Washington.

Chertoff destacou que as autoridades americanas não possuem "evidências específicas ou dignas de crédito" de que o país seria atacado. Mesmo assim, ele acredita ser necessário aumentar a vigilância, especialmente nos sistemas de transporte público.

Apesar do alerta, ele destacou que as autoridades não estão pedindo aos americanos que evitem usar os sistemas de transporte público depois do pior ataque contra Londres desde a Segunda Guerra Mundial. "Pelo contrário, elas devem usar, pois nossos sistemas são seguros", assegurou.

Voltar ao topo