Estudo faz diagnóstico do envelhecimento no Brasil

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apresenta hoje (4) pela manhã, durante o seminário Projeto Pessoas Idosas, Dependência e Serviços Sociais, um estudo sobre envelhecimento no Brasil. O estudo foi feito pelo próprio ministério e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), para 2020 a estimativa é de que 12% da população brasileira seja de idosos ( 30,9 milhões). O estudo faz parte do plano de cooperação técnica proposto pela Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS) aos países do Cone Sul, que tem por objetivo estabelecer um observatório sobre envelhecimento na região.

O Projeto Pessoas Idosas, Dependência e Serviço Social terá mais duas etapas além do diagnóstico feito por cada país do Cone Sul: um plano de ação que será apresentado nos dias 21 e 22 de setembro no Chile e a estruturação de um observatório, que será definida na Argentina, em dezembro deste ano.

Voltar ao topo