Estudo da UEM investiga características genéticas de índios

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem chamando atenção de estudiosos de diversas áreas. É a pesquisa das características genéticas de populações indígenas, que foi realizada pela professora do Departamento de Análises Clínicas da UEM, Luiza Tsuneto.

A pesquisa é resultado do curso de doutorado realizado pela professora Luiza quando investigou um tipo de marcador genético, o HLA (sigla em inglês de Antígenos Leococitários Humanos), em populações indígenas Guaranis, Kaingang e Ache, do Paraguai. Foram três subtribos M?bya, Kaiavá e Ñandeva.

?Em resumo, foi feito um levantamento das características do HLA dessas tribos. Assim como elas possuem distinções de língua e de costumes, possuem diferenças na estrutura genética, que vão determinar suas origens e até sua suscetibilidade a certos tipos de doença?, explicou a professora Luiza.

As investigações realizadas pela pesquisadora têm objetivo investigar o elo genético com outros povos, apontando as origens de ancestrais de cada um deles, informação significativa para o estudo de populações. Outro aspecto importante é o fato de os dados levantados poderem apontar que tipo de vulnerabilidade cada povo apresenta a certas doenças.

Voltar ao topo