Um grupo de alunos da Escola Municipal Albert Schwaitzer apresentou nesta quarta-feira (28), na praça Osório, centro da cidade, pesquisas e ações desenvolvidas com robótica, a partir do tema nanotecnologia. A apresentação é uma das fases do trabalho que as crianças estão desenvolvendo para participar da etapa sul-americana do campeonato de robótica, First Lego League, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 12 e 15 de abril.

continua após a publicidade

Sete alunos da equipe "Oceanus" apresentaram o resultado de meses de pesquisa sobre a aplicação da nanotecnologia na medicina, na eletrônica e no meio ambiente. A equipe usou cartazes com desenhos, colagens, vídeos e robôs desenvolvidos com peças lego para esclarecer o assunto aos interessados.

Quem parou na barraca da escola recebeu dos alunos a explicação de que a nanotecnologia é a aplicação da nanociência – o estudo dos átomos, moléculas, partículas e estruturas em dimensões nanoscópicas."Foi a forma que encontramos para dividir com um número maior de pessoas o estudo que estamos fazendo sobre a nanotecnologia, que está ganhando cada dia mais espaço e é importante conhecer o assunto", disse o aluno da 7ª série, Felipe Malinovski.

Felipe precisou de poucos minutos para explicar ao aposentado Newton Luiz Ferreti que um nanômetro é um bilhão de vezes menor do que um metro e 80 mil vezes menor que um fio de cabelo. "Fiquei impressionado com o avanço da educação nas escolas municipais. Nunca imaginei que algo assim fosse ensinado para as crianças", disse Newton. Os maiores interessados foram os idosos. "Os idosos foram os mais interessados em conhecer nosso trabalho. Foi uma grande novidade para as pessoas. A maioria nunca ouviu falar do assunto", contou a aluna Maykelly Serafim dos Santos.

Navegadores da Tecnologia", formada por alunos da Escola Municipal Erasmo Pilotto, também irá participar do campeonato sul-americano de robótica. As duas equipes curitibanas se classificaram em novembro passado, durante a etapa regional da competição que teve a participação de mais de 70 equipes da região sul do país.

Na semana passada, as duas equipes, acompanhadas por professoras e pedagogas, viajaram para Campinas, em São Paulo, onde conheceram o Museu de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Laboratório Nacional da Luz Sincrotron.

continua após a publicidade