Estudantes fazem protesto por passe livre

Estudantes de três escolas públicas de Curitiba fizeram uma manifestação hoje pedindo passe livre na rede de transporte público da cidade. Os alunos fecharam por alguns minutos um trecho da avenida República Argentina, no bairro Portão, em frente ao Colégio Pedro Macedo. A manifestação contou com a participação de cerca de duzentos alunos, e teve o apoio de pais e professores.

Os manifestantes afirmam que mais de 30 mil alunos estão fora das salas de aulas por não ter como pagar o transporte. Segundo o diretor executivo da União Paranaense de Estudantes (UPE), Edimir Maciel, esse número foi divulgado pelo próprio Estado em 2000. A presidente do grêmio estudantil do Colégio Pedro Macedo, Fercea Matheus afirmou que a questão do transporte é fundamental para muitos alunos. “A direção da escola levantou que quinhentos alunos deixaram de estudar por falta de passe”, afirmou.

A Prefeitura de Curitiba informou, por meio da assessoria de imprensa, que uma lei municipal garante a meia passagem para estudantes. São beneficiados cerca de 20 mil alunos, cuja renda familiar varia de um a cinco salários mínimos. Quando a discussão do passe livre, a Prefeitura informou que não existe nenhuma intenção de discutir o assunto.

Para o vereador Paulo Salamuni (PMDB), Curitiba é uma das únicas capitais que não tem o passe livre para estudantes. Segundo ele, existem muitos projetos sobre o assunto parados na Câmara, mas ninguém os coloca em discussão porque sabe da disposição da Prefeitura em não tratar do assunto. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo