Estudantes brasileiros participam de programa internacional de avaliação

Brasília – Mais de 12 mil estudantes participam nesta semana do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). A prova é aplicada em 56 países para comparar a efetividade dos sistemas educacionais.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame avalia o desempenho dos alunos na faixa dos 15 anos, idade em que os jovens devem estar concluindo a escolaridade básica. No Brasil, vão ser avaliados os estudantes nascidos entre maio de 1990 e abril de 1991, que estejam cursando da 7ª série em diante.

Os estudantes foram escolhidos por amostra, pelo consórcio internacional que administra o Pisa. A entidade escolheu as escolas que iriam participar do exame por meio do Censo Escolar. Participam da avaliação 20 alunos de cada escola. No total, farão o exame cerca de 12.300 alunos, de 630 escolas em 390 municípios de todas as unidades da Federação.

O Pisa é coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A avaliação é feita a cada três anos. Neste ano, será dada ênfase a ciências, mas haverá também questões de leitura e matemática.

Voltar ao topo