Estrangeiro que comprar títulos da dívida pública terá isenção do IR

Brasília ? O governo federal publicou hoje (16) a Medida Provisória (MP) 281, isentando do Imposto de Renda os ganhos obtidos por estrangeiros que comprarem títulos da dívida pública brasileira. O secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, defende que a isenção vai aumentar a compra da dívida brasileira. Com esse aumento, segundo ele, o governo poderia reduzir os juros ? já que os investidores aceitaram uma taxa menor de retorno, após a isenção.

Joaquim Levy estima que a MP 281 pode trazer em torno de US$ 4 bilhões adicionais para o país ainda este ano, podendo chegar a US$ 10 bilhões no ano que vem.

O secretário do Tesouro considera "natural que o investidor estrangeiro tenha tratamento diferenciado, aqui e nos demais países". Cita como exemplo de países com medidas semelhantes a França, Alemanha, Argentina e México. "Não estamos inovando", diz. "Estamos apenas ajustando a evolução positiva da economia nos últimos anos."

A MP publicada no Diário Oficial da União também isenta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) a compra de ações em oferta pública, fora das bolsas de valores. Até então, só estavam isentas as operações em bolsas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.