Estiagem afeta abastecimento de água em todas as regiões do Paraná

A estiagem que ocorre no Sul do Brasil está prejudicando o abastecimento de água tratada em quase todas as regiões do Paraná. Das 623 localidades, entre sedes municipais e distritos, atendidos pela Sanepar, em dez delas o manancial está em situação crítica. As localidades mais afetadas são Rio do Salto, distrito de Cascavel; Bairro dos Franças, distrito de Ortigueira; Boa Esperança do Iguaçu, Pranchita, Saudades do Iguaçu, Cantagalo, Catuponga e Poema. Almirante Tamandaré e Campo Largo, localizados na Região Metropolitana de Curitiba, também estão em situação crítica.

Em Rio do Salto, a capacidade normal de produção de água era de 128 metros cúbicos por dia e caiu para 70m³/dia. Em Bairro dos França, eram produzidos 113m³/dia. Atualmente, só é possível extrair do poço 70m³/dia. Em Boa Esperança do Iguaçu, o volume de água tratada permanece em 112m³/dia. Porém, as minas sofreram redução de 80%. Em Pranchita, produzia-se 552m³/dia e agora só é possível 400 m³/dia. Nessa cidade, a redução das minas e do poço chegou a 70%. Atualmente está sendo utilizada água de Santo Antonio do Sudoeste para suprir 150m³/dia de demanda.

Em Saudades do Iguaçu, a Sanepar está conseguindo manter a produção em 250m³/dia, porém estão sendo buscadas alternativas. Quando a mina secou, a captação foi transferida para o Rio da Paz, que também já está seco. Foi ativada a captação do alagados, que vai suprir a necessidade nesta semana. Se não chover, será necessário mudar a captação novamente.

Em Cantagalo, a vazão do manancial caiu 15%, e a Sanepar busca alternativas para abastecer a cidade. Em Catuporanga, a queda de vazão do manancial já é de 25%. Um poço foi acionado, e um caminhão-pipa está suprindo parte da demanda. O município de Poema também está sendo atendido com caminhão-pipa, onde o manancial está comprometido em 35%.

Em Almirante Tamandaré, dois poços secaram, e a Sanepar está mandando água de Curitiba para suprir a demanda do município. A cidade de Campo Largo é abastecida pelo Rio Itaqui, Sistema Passaúna e poços. A vazão dos poços e a do Rio Itaqui tiveram redução de 20%. O sistema Passaúna opera normalmente na região.

Caso não ocorra chuva em volume significativo para recuperar os mananciais nos próximos 60 dias, outros municípios podem entrar em situação crítica

Voltar ao topo