Estatais da região Sul desenvolverão softwares públicos

Os presidentes das empresas estatais do Sul do país, a Procergs – Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul, a Ciasc – Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina e a Celepar – Companhia de Informática do Paraná, reunidos hoje em Florianópolis, definiram uma política de compartilhamento de desenvolvimento de software independente da plataforma software livre ou proprietário.

O conceito definido é de software público, ou seja, softwares que serão desenvolvidos em parceria pelas três empresas e usados pelos três governos.

O acordo possibilita, na prática, triplicar o poder de desenvolvimento das empresas, evitar redundância de esforços e sofisticar seus produtos, além da economia de recursos. As empresas definirão em conjunto quais aplicativos serão desenvolvidos prioritariamente de acordo com as necessidades comuns.

O tema deverá ser novamente discutido durante a Conferência Internacional de Software Livre será realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2003. Mais informações pelo endereço www.softwarelivrebrasil.pr.gov.br.

Voltar ao topo