Os Estados Unidos somaram nesta terça-feira (29) sua preocupação à de outros países e instituições pela situação da liberdade de imprensa na Venezuela com a retirada da concessão pública à RCTV. Os EUA pediram ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a que reverta as ações que "limitam a liberdade de expressão", e cumpra "os compromissos contraídos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual a Venezuela é signatária.
A declaração, emitida pelo Departamento de Estado, coincidiu com outra do congressista americano Connie Mack, que afirmou que "desgraçadamente, o povo venezuelano está hoje a um passo muito pequeno de cair sob uma total e completa ditadura." Segundo ele, os Estados Unidos já demoraram muito em dar os "passos necessários" para que isso não ocorra.
O governo de Chávez tirou do ar a Radio Caracas Televisão (RCTV) no dia 27 de maio, ao não renovar a licença da emissora para uso da radiofreqüência na qual transmitiu durante mais de quatro décadas.


