Estados Unidos disputarão Copa América de futebol

Após mais de uma década de ausência, os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (30) terem aceito o convite para disputar a Copa América de 2007, na Venezuela.

"Estamos encantados por poder aceitar a oferta para jogar a Copa América", disse o presidente da Federação dos Estados Unidos, Sunil Gulati, em comunicado à imprensa.

A competição será disputada em nove cidades venezuelanas, entre 26 de junho e 15 de julho. Será a terceira participação dos Estados Unidos disputam a mais antiga competição entre seleções de todo o mundo.

A edição do ano que vem contará com 12 seleções, que serão separadas em três grupos em sorteio a se realizar no início de 2007. Os dois melhores países entre os quatro de cada grupo se classificam, assim como os dois melhores terceiros colocados entre os três grupos, que também disputam a quarta-de-final.

Por ser o atual campeão da competição, o Brasil será cabeça-de-chave da competição ao lado de Argentina e Venezuela.

"O torneio nos oferece a dupla vantagem de enfrentar rivais de classe e um cenário exigente que no longo prazo resultará em benefícios para nossa equipe", disse Gulati.

A próxima edição da Copa América começará dois dias depois da final da Copa Ouro, da qual os Estados Unidos são o atual campeão e ainda os anfitriões no ano que vem. No entanto, o comunicado não informa se o país disputará as duas competições com seleções diferentes.

A última vez que os Estados Unidos disputaram a Copa América foi em 1995, quando foram eliminados pelo Uruguai na quarta-de-final mas venceram Argentina e México. Disputaram também a edição do Equador de 1993.

O país está sem treinado e especula-se que Juergen Klinsmann poderá assumir a seleção.

Voltar ao topo