Estados do Sul definem propostas para o Conselho das Cidades

Representantes dos três estados do Sul estão reunidos em Curitiba para discutir as propostas que a Região irá levar à próxima reunião do Conselho das Cidades, marcada para o início de setembro, em Brasília. A Reunião de Integração dos Governos do Sul no ConCidades foi aberta na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), pelo atual representante da Região no Conselho, o secretário da Habitação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, Alceu Moreira.

Em sua exposição, Moreira cobrou mais agilidade do Conselho. “É preciso chegar a resultados práticos”, disse. “As políticas públicas devem convergir para as necessidades do cidadão. Essa é a expectativa que tenho dos debates que iniciamos em Curitiba”, afirmou Moreira.

Também participam do encontro o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli, o diretor de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente de Santa Catarina, Sandro Tarzan, o superintendente da Suderhsa, Darci Deitos, a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a presidente da Cohab de Curitiba, Tereza de Oliveira, e o representante dos movimentos sociais do Sul no ConCidades, Luiz Herlain, além de técnicos dos três governos e representantes da sociedade organizada.

“O Conselho das Cidades nasceu da mobilização da sociedade organizada para ser um instrumento de geração de novas políticas públicas. E seu papel é esse, e não apenas referendar propostas do poder público”, disse Romanelli. “Por isso, esse encontro é uma forma de elegermos as prioridades da região, que serão levadas por nosso representante no Conselho.”

As discussões em Curitiba buscam propostas para a melhoria das condições de habitabilidade. “Não basta apenas oferecer moradia, mas programas de saúde, de educação, de geração de renda”, falou Alceu Moreira.

“É preciso caminhar no sentido de uma atuação integrada”, afirmou Romanelli. Para Tarzan, próximo representante da região Sul no ConCidades, o encontro de Curitiba é a oportunidade para os estados do Sul definirem suas prioridades em comum. “Sairemos daqui com propostas para serem apresentadas em Brasília”, disse.

À tarde, técnicos e representantes dos três governos e da sociedade organizada se reuniram nos comitês de Habitação, Saneamento Ambiental, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Planejamento Territorial Urbano, nas sedes da Cohapar, Sanepar, Detran-PR e Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O encontro prossegue nesta sexta-feira (27), quando os técnicos das secretarias dos estados vizinhos participarão de visitas técnicas a órgãos governamentais paranaenses correlatos às suas áreas.

Voltar ao topo