Estado firma parceria na instalação de Ouvidoria em Almirante Tamandaré

O Governo do Estado firmou nesta quarta-feira (13) parceria com a prefeitura de Almirante Tamandaré (região metropolitana de Curitiba) para instalação da Ouvidoria da cidade. O acordo faz parte do Convênio da Cidadania, que neste ano já foi renovado com 64 municípios paranaenses. O convênio foi assinado na tarde desta quarta-feira, durante a inauguração da Ouvidoria local, pelo titular da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do Paraná (Seoge), Luiz Carlos Delazari, e pelo prefeito do município, Vilson Rogério Goinski.

A partir de agora, a Ouvidoria Geral do Estado e a de Almirante Tamandaré passam a atuar em parceria para o encaminhamento de solicitações, denúncias, reclamações e sugestões feitas pela população. Assim, casos recebidos no município e que forem relativos ao governo estadual são mandados para a Ouvidoria Geral, que dá o prosseguimento necessário ao processo. O mesmo ocorre quando o órgão do Governo do Paraná recebe casos relativos a cada prefeitura. Eles são enviados aos ouvidores municipais que tomam as medidas cabíveis.

?A Secretaria tem estimulado as prefeituras a instalarem uma ouvidoria, que é o instrumento de comunicação entre o cidadão e administração pública. Acreditamos que em cerca de 200 municípios é possível a criação da instituição, como ocorre hoje em Almirante Tamandaré?, salientou Delazari. Para o prefeito da cidade, a parceria com o Estado é importante para que se possa aperfeiçoar as atividades da Ouvidoria local e, assim melhorar o atendimento ao cidadão.

Números

Neste ano, a Seoge encaminhou um ofício para os prefeitos eleitos propondo a renovação da parceria estabelecida pelo Convênio da Cidadania. Até agora, 64 prefeituras já encaminharam o documento assinado, confirmando a cooperação entre Governo e município. No ano passado, 244 das 399 cidades paranaenses participavam do programa.

Voltar ao topo