Estado do Paraná garante segurança nas penitenciárias

A greve dos agentes penitenciários terceirizados não vai afetar a segurança e o funcionamento das unidades prisionais. A afirmação é do secretário da Justiça, Aldo Parzianello, que convocou reunião nesta quinta-feira com representantes das empresas responsáveis pela segurança das penitenciárias e casas de custódia e do Departamento Penitenciário para apresentar plano de ação para as unidades em que houver paralisação.

Agentes do quadro do Estado serão deslocados para as unidades em que há o indicativo de greve e a segurança externa será reforçada pela Polícia Militar, que também deve garantir a segurança daqueles funcionários que querem trabalhar. “A segurança é fundamental e é uma função do Estado. Como nesse caso a função está terceirizada ? desde a inauguração de algumas unidades do sistema na última gestão ? a Secretaria está exigindo o cumprimento dos contratos pelas empresas”, afirmou Parzianello.

Segundo o coordenador do Departamento Penitenciário (Depen), Justino Sampaio, o envio de agentes não afeta o funcionamento de outras unidades. “Estamos colocando equipes que já trabalham na implantação de novas unidades. O seu deslocamento não compromete o funcionamento das outras unidades”, disse. Os custos com transporte, alojamento e alimentação dos agentes serão arcados pelas empresas.

O coordenador explica que Curitiba e Londrina tem equipes próprias para encaminhá-las às casas de custódia das duas cidades. Da capital, serão deslocados agentes para as penitenciárias industriais de Guarapuava e Cascavel e para a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu. “Independente do grau de paralisação, o Estado vai garantir o funcionamento com segurança das unidades”, ressaltou.

Voltar ao topo