Estado de São Paulo deverá atingir hoje a marca de 40 milhões de habitantes

A população do Estado de São Paulo cresce acima da média nacional e deverá atingir a marca de 40 milhões de habitantes às 14h36 de hoje (30). A estimativa é da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que traz em seu site (www.seade.gov.br) um cronômetro populacional apontando a contagem do número de habitantes da unidade federativa mais populosa do Brasil.

Com esta marca, o Estado supera a população de 178 países e é responsável por abrigar 21% dos brasileiros e 11% de todos os sul-americanos. Entre todos os países da América do Sul, apenas a Colômbia possui uma população superior à de São Paulo.

Para esse cálculo, a Fundação Seade se baseia em informações sobre nascidos vivos e óbitos provenientes dos Cartórios de Registro Civil do Estado, além de usar os resultados dos censos demográficos realizados pelo IBGE. No último período censitário, 1991-2000, enquanto em São Paulo a taxa populacional aumentou 1,8% ao ano, o Brasil registrou incremento de 1,6%. No início deste século, os ritmos de crescimento esperados para essas áreas são menores, mas o estimado para São Paulo (1,6%) ainda supera a média nacional (1,4%).

Um dos bebês que deverão nascer na entidade filantrópica Amparo Maternal, localizada na zona sul da capital paulista, será escolhido para simbolizar a marca atingida.

Voltar ao topo