Estado comemora produtividade do feijão e do milho

Pequenos produtores da região de Ponta Grossa que trabalham com a cultura de feijão estão conseguindo uma produtividade média duas vezes acima da produção do Estado, e três vezes maior que a média nacional.

Enquanto no Brasil a produção chega a 788 quilos/hectare, e no Paraná dois mil quilos/hectare, esses produtores conseguirem, na mesma área, superar a marca de 2,5 mil quilos. O mesmo vem ocorrendo com a cultura de milho, cuja produtividade na região já ultrapassa sete mil quilos/hectare. Esses números são resultados de um projeto que começou há nove anos.

Desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com Embrapa, Syngenta e prefeituras municipais, o Projeto Grãos envolve de forma direta mais de 2,6 mil agricultores familiares em 38 municípios. De acordo com o coordenador do programa, Marco Antônio Brandão Borges a proposta surgiu da necessidade de melhorar a condição dos produtores que sofriam com a redução da renda bruta nas propriedades. ?Quando começamos a média de produtividade do feijão não passada de mil quilos por hectare, e hoje já conseguimos duplicar esses números?, comentou.

O mesmo ocorre com a cultura do milho. Enquanto no Paraná a produtividade média na safra de 2005/2006 foi de 4,3 mil quilos/hectare, e no Brasil de 3,2 mil quilos/hectare, os agricultores do projeto superaram sete mil quilos/hectare. A estratégia para esses resultados, comentou Borges, envolve uma série de fatores. ?Primeiro criamos unidades demonstrativas para treinar o produtor. Depois incentivamos a utilização de semente de boa qualidade, assim como, a prática de um bom manejo e a utilização do plantio direto. Aliado a isso, foram apresentadas novas tecnologias para desenvolver um controle rigoroso de doenças?, falou. A expectativa de lucratividade do agricultor, só para a safra de feijão, é superior a R$ 5 mil/hectare.

E para mostrar outros resultados do Projeto Grãos, acontece de 29 de janeiro a 01 de fevereiro uma semana de campo. As atividades serão desenvolvidas na Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa. Os participantes ainda receberão informações sobre temas como agricultura sustentável, segurança e meio ambiente, controle de ervas daninhas e novas cultivares de feijão e milho híbrido. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (42) 2102-2766. 

Voltar ao topo