O governador Roberto Requião autorizou contratação de mais 13 funcionários para as Unidades de Suporte Avançado de Vida, em Curitiba e Ponta Grossa. São cinco enfermeiros, três médicos, dois auxiliares administrativos e três motoristas. Os novos funcionários prestaram concurso e agora estão sendo chamados.
No Paraná existem cinco bases de Unidade de Suporte Avançado, que estão localizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel. Cada base conta com um quadro de 25 funcionários que atuam no atendimento à população. O atendimento feito nessas bases é de transporte de pacientes de alto risco para hospitais que estejam com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis.
?Com a chegada de novas equipes, o objetivo é melhorar a qualidade do atendimento para os mais de dois milhões de habitantes das duas cidades?, explica o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Marco Fatuch. Segundo Fatuch, serão inauguradas mais cinco bases no Estado, até o final de abril. ?Elas ficarão localizadas em Jacarezinho, Campo Mourão, Umuarama, Guarapuava e Francisco Beltrão aumentando assim em 100% as bases de transporte no estado?, disse.
Concurso ? Os novos funcionários foram contratados no concurso realizado em 2004 e também do teste seletivo realizado em 2006. O total de novas vagas inicialmente era de 450 em 16 especialidades na área de saúde que estão sendo destinados às Unidades de Suporte Avançado de Vida, Hospitais e Centros da Secretaria de Saúde. Mas devido à necessidade de contratação de algumas unidades, foram abertas mais 75 novas vagas, totalizando 525 novos funcionários.
O concurso foi o maior já realizado nos últimos 19 anos. Desde 1988 não havia grandes contratações dentro da saúde pública do Estado, abrangendo tantas áreas e municípios.