Esquerda do PT critica indicação de Meirelles para o BC

A esquerda do PT protestou contra a escolha de um ex-banqueiro como Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central. Na Câmara, o deputado João Batista Babá (PA) chegou a lançar uma nota à imprensa dizendo que “com estes ministros, não haverá mudança de modelo”.

“A nomeação do ex-presidente do BankBoston como presidente do Banco Central é uma indicação que reforça a continuidade da política econômica de FHC”, afirma Babá. “Essa indicação, feita depois de Lula ter recebido a benção de George Bush e os mercados financeiros internacionais, bate de frente com o programa de governo proposto durante a campanha eleitoral e votado pelo PT no 12.º Encontro, onde com total clareza se indicava a necessidade de uma ruptura com o modelo econômico vigente.”

O parlamentar também critica a aliança com o PL e a indicação de ministros “que a vida inteira estiveram contra os trabalhadores”, como seria o caso do empresário de agribusiness Roberto Rodrigues, cotado para o Ministério da Agricultura. Outros deputados do chamado núcleo agrário do PT também se opõem ao nome de Rodrigues e defendem, para a vaga, o governador gaúcho, Olívio Dutra.

Nesta semana, a notícia de que um peemedebista seria convidado para o Ministério dos Transportes também causou protestos de alguns parlamentares do PT. “Eles (o PMDB) montaram uma quadrilha por lá”, atacou o deputado Doutor Rosinha (PR). “Isso é tão absurdo que só pode ser uma especulação”, emendou Walter Pinheiro (BA).

Voltar ao topo