Espírito Santo registra crescimento de 61% em casos de dengue

O Espírito Santo já registrou seis casos de dengue hemorrágica este ano. Autoridades de saúde suspeitam que essa foi a causa de três mortes ocorridas este mês. A confirmação depende de exames laboratoriais.

Até agora foram notificados 974 casos de dengue no Estado, um crescimento de 61% em relação a janeiro do ano passado. O coordenador de combate à dengue da secretaria estadual de Saúde, Arivaldi dos Santos, afirmou que o quadro é de epidemia.

No ano passado a situação do Estado já era crítica. A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) chegou a recomendar em novembro que nove municípios decretassem situação de emergência devido à grande incidência da doença. O Estado fechou o ano com 28.593 casos notificados.

Na época, a justificativa era a proximidade com o o Rio de Janeiro, que passou por uma epidemia durante o verão, e a introdução do vírus tipo 3 no Estado.

Esse ano, o aumento do número de casos continua a ser creditado à introdução do vírus tipo 3. “Mesmo as pessoas que tiveram contato com os vírus 1 e 2 não estão imunizadas contra esse novo tipo”, disse Santos.

Também foram citados a descontinuidade nos programas de combate à dengue em alguns municípios e o número insuficiente de agentes de saúde.

Santos se reuniu hoje com técnicos do Ministério da Saúde e propôs a constituição de uma força-tarefa para enfrentar o pico da epidemia, que, segundo ele, ocorre a partir de março. Também foi pleiteado o repasse de R$ 2 milhões para combater o mosquito e fazer campanhas educativas.

Voltar ao topo