Espécies invasoras de animais e plantas, aves nativas, mecanismos legais de incentivo à preservação ambiental e outros temas relacionados à biodiversidade urbana serão debatidos por especialistas nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), no Salão de Atos do Parque Barigüi. Os debates fazem parte de segundo Ciclo de Palestra de Atualização sobre a Biodiversidade de Curitiba e Região Metropolitana, promovido pelas organizações não governamentais Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) e Sociedade Chauá e Prefeitura de Curitiba.

"É a soma de esforços entre poder público e sociedade para difundir conhecimentos e ações de conservação e resgate da biodiversidade no meio urbano", diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto. O objetivo do seminário é reunir integrantes do projeto Condomínio da Biodiversidade, desenvolvido pela SPVS, e também apresentar o programa Biocidade, da Prefeitura de Curitiba.

As palestras começam às 17h30. Na terça-feira, serão apresentadas as iniciativas que estimulam à conservação da biodiversidade em Curitiba, como as Reservas do Patrimônio Natural Municipal e o programa Biocidade. O professor da Universidade de São Paulo, Michel Miretzik, falará sobre os mamíferos de Curitiba e região.

Na quarta-feira, serão abordados temas sobre a fauna exótica de Curitiba. O ornitólogo do Museu de História Natural de Curitiba Pedro Scherer falará sobre as principais espécies de aves nativas da capital e região, e a importância das aves no meio ambiente urbano.

II Ciclo de Palestra de Atualização sobre a Biodiversidade de Curitiba e Região Metropolitana

Data: terça e quarta-feira (22 e 23 de maio)

Local: Salão do Parque Barigüi