Espanha, França, Holanda, Argentina e Chile estão no Festival de Bonecos

Este ano seis grupos internacionais participarão do 14º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que acontecerá de 10 a 17 de julho. De Alcalá la Real, Espanha, virá a companhia Fernán Cardama, com Vuelta al Mundo en 80 Días, premiado na Feira Européia de Teatro como o melhor espetáculo do gênero. O grupo utiliza jogos antigos combinados com outros objetos. O texto de Júlio Verne foi adaptado para um ator e a apresentação dura exatamente 43 minutos e 53 segundos.

De Barcelona, Espanha, chega O Avarento, montagem do grupo Tábola Rassa que utiliza torneiras, tubos e mangueiras para contar o texto de Molière, nesta versão focada sobre a falta de água. Dois atores manipulam os objetos e dão vida a 12 personagens que oferecem uma versão atípica deste clássico da literatura.

Outro grupo de Barcelona é o La Fanfarra, que participa do Festival pela quarta vez, este não com Rutinas. Para fazer a voz de Malic, o único boneco que fala em cena, o diretor Eugenio Navarro usa um antigo artifício,"la lengüeta", que os bonequeiros colocam na boca para amplificar e distorcer a voz."Como se usa e como se fabrica este objeto é um segredo muito bem guardado pelo bonequeiros", diz Navarro.

La Muerte de Don Cristobal é o espetáculo do grupo Pelele Marionetes, de Toulouse, França. Avaro, feio e sem escrúpulos, Don Cristobal faz de tudo para aumentar sua fortuna. Mas sua empregada pobre, orgulhosa e muito feia tentará mil artimanhas para assassiná-lo, cortá-lo em pedacinhos e ficar com a fortuna. O espetáculo apresenta o tradicional títere mediterrâneo com a estética próxima ao desenho animado.

Anjo, do autor e diretor Paul Selwyn Norton, de Amsterdã, Holanda, retrata a história de um andarilho que encontra um anjo em um cemitério e os dois fazem do local um lar. O anjo mostra o mundo dos sonhos, maldições e revelações. O espetáculo mistura dança e manipulação de bonecos.

O Grupo El Chonchón, formado por artistas chilenos e argentinos, apresentará Tresepinas. Chonchón e o avô e Arraskaeta enfrentam um novo desafio: encarnar todos os personagens do espetáculo do escritor e xamã Roberto Espina. Em Tresepinas, a incerteza conduz a sinistros agentes, vizinhas amorosas, palhaços patéticos, hippies nostágicos em uma viagem ao imaginário menos conhecido do boneco de luva.

Serviço
O Avarento
Teatro José Maria Santos, dias 10 e 11 às 20h
Rutinas
Guairinha, dia 11 às 15h e 17h
La Muerte de Don Cristobal
Teatro José Maria Santos, dias 11 e 13 às 15h
Tresepinas
Teatro José Maria Santos, dias 12 e 13 às 20h
Volta ao Mundo em 80 dias
Teatro José Maria Santos, dia 14 às 15h
Teatro Dr. Botica, dia 15 às 15h
Anjo
Teatro José Maria Santos, dia 16 às 20h e dia 17 às 17h
Preço do Ingresso: R$ 4,00

Voltar ao topo