Espanha é garantia efetiva das Américas na União Européia, diz Zapatero

O primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, afirmou hoje que a Espanha é "a porta segura, a garantia efetiva" das Américas na União Européia. Zapatero, que faz a primeira visita oficial ao Brasil, encontrou-se hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O premiê espanhol destacou que seu país sempre irá apoiar projetos de integração das Américas, em especial o Mercosul, e manifestou-se a favor da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas como forma de dar legitimidade às decisões da organização.

Ele ressaltou a importância do esforço do governo brasileiro nas relações internacionais, sobretudo na África e na Ásia. Afirmou também que a população brasileira deve ficar orgulhosa da atuação do presidente Lula no combate à fome e à pobreza que, segundo ele, está marcando uma "etapa de consciência e compromisso".

Para Zapatero, o Brasil "já ganhou o futuro". Ele enfatizou os programas sociais desenvolvidos no país, como o Luz para Todos, que pretende levar luz elétrica para 12 milhões de pessoas até 2008.

Quanto aos negócios, Zapatero informou que as empresas espanholas que investem no Brasil estão "contentes". O foco, de acordo com o premiê, é estimular a entrada de pequenas e médias empresas no país. "Tem mais empresas espanholas que querem investir no Brasil. Temos que criar mobilização econômica para que isso aconteça", disse ele. A Espanha é hoje o segundo maior investidor no Brasil ? fica atrás apenas dos Estados Unidos. O investimentos espanhóis chegam a US$ 26 bilhões.

O líder pediu também que as empresas brasileiras invistam em seu país. A Espanha quer ainda estimular mais projetos de cooperação na área cultural.

Voltar ao topo