Escolha do padrão da TV digital ainda pode levar dois anos

A escolha do padrão tecnológico para a TV digital pode demorar mais do que o previsto pela Fundação CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) e pelo Genius Instituto Tecnológico.

O ministro Miro Teixeira (Comunicações) disse hoje que a escolha brasileira para a tecnologia a ser adotada na TV digital deverá ocorrer no prazo de dois anos, após a realização de estudos e testes do sistema de TV digital brasileiro, caso o governo concorde em financiar o projeto.

Na semana passada, representantes dos institutos de pesquisa disseram ao ministro que o desenvolvimento de um sistema brasileiro é viável e que a escolha poderia ser feita no prazo de seis a oito meses. A partir daí, o prazo para o início da operação comercial seria de mais 12 meses.

Mas o ministro destacou que a pesquisa científica e tecnológica sobre o novo padrão não descarta os sistemas que vinham sendo avaliados até então: DVB (europeu), ATSC (americano) e ISDB (japonês).

Miro explicou que o governo poderá investir no projeto científico, e para isso desembolsará cerca de R$ 100 milhões, mesmo que a escolha pelo padrão nacional não esteja fechada. Isso vai depender, no entanto, da concordância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a exposição de motivos elaborada pelo Ministério das Comunicações.

O ministro defendeu hoje a utilização da Copa do Mundo de 2006 como um mote para a comercialização dos decodificadores. A definição do modelo de negócios seria debatida paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia nacional.

Voltar ao topo