Escolas públicas do Paraná recebem prêmio de gestão

Cinco escolas públicas do Paraná receberam o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2001, etapa estadual, que valoriza os estabelecimentos de ensino que têm as melhores iniciativas de envolvimento da comunidade e também apresentam os melhores resultados em termos de aproveitamento dos alunos. O prêmio é concedido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.
Os vencedores são os colégios estaduais Engenheiro Michel Reydams, de Reserva do Iguaçu; Emílio de Meneses, de Curitiba; Nadir Mendes Montanha, de Arapongas; a Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, de Cascavel, e ainda duas escolas consolidadas, que funcionam em conjunto no mesmo prédio: a Escola Estadual Novo Horizonte e a Escola Municipal Santa Mônica, de Nova Londrina.
O anúncio dos cinco ganhadores foi feito nesta quarta-feira (24) pela secretária estadual da Educação, Alcyone Saliba, durante reunião técnica com chefes de Núcleos Regionais de Educação e técnicos de diversos departamentos da secretaria, em Pitanga, na região central do Estado. Entre os vencedores, a Escola Estadual Novo Horizonte e a Escola Municipal Santa Mônica, de administração conjunta, foram indicadas para representar o Paraná na etapa nacional do Prêmio, que acontece em agosto.
Disputa ? Este ano, 501 escolas das redes estadual e municipal do Paraná se inscreveram, um número 30% superior ao ano anterior, quando 329 estabelecimentos de ensino concorreram.
O objetivo do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é estimular a busca pela excelência em administração e a oferta de um ensino de qualidade, sempre em parceria com a comunidade. “A autonomia e a descentralização na gestão da escola pública exigem profissionalismo. Não há mais lugar para amadorismo e é por isso que precisamos investir na capacitação dos diretores como gestores de recursos humanos, físicos e financeiros”, afirma a secretária Alcyone Saliba.

Voltar ao topo