Escolas já receberam mais da metade dos livros didáticos em braille

Mais da metade dos livros didáticos e paradidáticos em braille, produzidos pelo Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC), já foi entregue às escolas de ensino fundamental e médio em todo o país. São livros de língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências, além de literatura infantil e juvenil. Apenas três estados ainda não receberam a encomenda: São Paulo, Sergipe e Roraima.

A secretária de Educação Especial do MEC, Cláudia Dutra, disse que a produção e a distribuição dos livros em braille vêm melhorando muito com os anos, mas ainda precisam ser aperfeiçoadas. ?O PNLD/Braille não está bem ajustado dentro do cronograma que todo Programa Nacional do Livro Didático tem, porque a imprensa braille no Brasil ainda precisa sofrer avanços, modernizações. Não existe capacidade técnica de uma produção em grande escala acompanhando esse calendário, mas, para isso, já temos mudanças significativas,? afirmou Dutra.

Uma novidade neste ano é a distribuição de CD-Rom para ajudar na educação de alunos com deficiência visual. Cláudia Dutra disse ainda que o programa deve beneficiar cerca de três mil alunos até o fim deste ano. O Programa Nacional do Livro Didático em Braille produziu 166 títulos para alunos deficientes visuais em todo o país.

Voltar ao topo