Escolas farão a distribuição do “Leite das Crianças” em Curitiba

No Colégio Estadual Cecília Meireles foi realizada a cerimônia de lançamento do início do programa “Leite das Crianças” em Curitiba, que vai distribuir um litro de leite para cada família carente da cidade. A entrega dos pacotes de leite será realizada nas escolas estaduais de Curitiba.

O “Leite das Crianças” é uma parceria entre as Secretarias de Educação, do Trabalho e Ação Social, Agricultura e Saúde e foi implantado a pouco mais de um ano pelo Governo do Estado. Agora o projeto será implementado na capital paranaense, beneficiando as famílias com renda de até meio salário mínimo e que tenham crianças entre três meses e seis anos de idade.Segundo dados do Ipardes, do ano de 2000, há cerca de 10 a 13 mil famílias em Curitiba que recebem até meio salário e que poderão ser beneficiadas com o programa.

A responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação é dar suporte ao “Leite das Crianças”, cedendo o espaço dos estabelecimentos escolares, os refrigeradores para conservação do leite, além do preenchimento dos cadastros das famílias que se inscreverem no programa.

Numa primeira etapa em Curitiba, 27 escolas estaduais irão distribuir leite para aproximadamente 3.000 famílias inscritas. O objetivo é englobar, numa
segunda etapa, mais 27 estabelecimentos, em um total de 54 escolas estaduais
fazendo a distribuição de forma ininterrupta.

O “Leite das Crianças” já foi lançado em todos os 399 Municípios do Estado e mais de 100 mil crianças já foram beneficiadas. De acordo com a Chefe do Núcleo Regional de Curitiba, Sheila Marize Toledo Pereira, Curitiba foi a
última cidade a participar do projeto porque o critério utilizado foi o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município. “Como Curitiba apresenta o menor IDH de todo o Estado, acabou sendo a última cidade a ser incorporada ao programa”, disse.

Para a professora Magali Abrahão, que representou o Secretário de Educação Mauricio Requião na cerimônia de abertura do “Leite das Crianças”, a importância do programa não se reflete somente na questão assistencial, mas também na geração de empregos para as pessoas do campo que trabalham com laticínios, bem como na saúde das crianças. “Esta sendo feito acompanhamento das crianças no que se refere a aumento de peso e se estão bem nutridas. Sem dúvida, a boa saúde das crianças vai refletir mais tarde na aprendizagem”, afirmou.

Voltar ao topo