Escolas estaduais atendem solicitações de transferências e matrículas

As escolas estaduais de todo o Paraná estão atendendo desde segunda-feira (7) solicitações de matrículas e transferências de estabelecimentos e de turnos, para os alunos que já estão matriculados. O atendimento dos pedidos depende da disponibilidade de vagas. A diretora de Administração Escolar da Secretaria da Educação, Ana Lúcia Schulhan, recomenda aos pais que telefonem gratuitamente para o número 0800 643 2643, antes de sair de casa para procurar vagas.

Ana Lúcia ressalta que o Estado tem o dever de garantir vagas a todos os estudantes. ?É necessário que os estudantes e pais entendam que o Estado oferta vagas nos três turnos em diferentes estabelecimentos, mas não tem condições de atender ao interesse individual de cada um?, disse. ?Existem casos em que os pais querem matricular todos os seus filhos em um único estabelecimento, mesmo havendo outra escola próxima?, disse.

Segundo a diretora, isso geralmente ocorre porque os pais já têm referências positivas daquela escola. ?No entanto, o Estado não pode fazer distinção de qualidade, pois nossa dedicação, tanto na gestão pedagógica como de investimentos e formação de educadores é dirigida a todas as escolas. O diferencial qualitativo depende também, do envolvimento da própria comunidade escolar?, observa Ana Lúcia.

O atendimento nas escolas, para transferência, matrículas e outros serviços ficará disponível até o início do ano letivo, dia 14 de fevereiro de 2008. ?Mas é importante que os pais não deixem para a última hora, pois a Secretaria vai acompanhando o número de matriculados e as necessidades de adequação educacional para cada região?, alerta Ana Lúcia.

Voltar ao topo