A Escola de Governo do Paraná está expandindo suas ações para o interior do estado. A instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), firmou parceria com universidades estaduais para oferecer cursos de qualificação aos funcionários públicos que atuam fora de Curitiba e região.

Até o fim deste mês estão sendo abertas 106 vagas, em quatro cidades, para o curso Gestão de Conflitos, um dos mais procurados pelos servidores. O curso será aplicado nas universidades de Londrina (32 vagas), Maringá (32), Ponta Grossa (32) e Cascavel (20).

?A descentralização permite a realização de cursos voltados para as realidades locais, aproveitando instrutores locais?, destaca o professor Gilmar Silva de Andrade, da Coordenação de Educação e Desenvolvimento da Escola de Governo. ?Além disso, possibilitamos a participação de um número maior de servidores [nos programas de qualificação]?, completa Andrade.

Sobre o curso

O ?Gestão de Conflitos? é destinado a servidores públicos estaduais que têm funções de líderes de equipes (chefes, coordenadores, gerentes), de qualquer órgão da administração pública. Ou seja, o curso será realizado nas universidades, mas não significa que é voltado só para os trabalhadores dessas instituições. Funcionários de núcleos regionais de secretarias e outros órgãos poderão participar.

Em síntese, o curso vai tratar de situações cotidianas, referentes ao relacionamento entre integrantes de uma mesma equipe. Como superar dificuldades, encarar temperamentos e formas de agir diferentes; compreender o colega; e como um líder deve se comportar em casos de conflito são alguns dos temas a serem abordados.

Confira as datas dos cursos

– Em Londrina
Local: UEL
Período: 22 a 25 de agosto, das 13h30 às 17h30
Inscrições: 12 a 19 de agosto

– Em Maringá
Local: UEM
Período: 22 a 24 de agosto, das 13h30 às 17h30; dia 25, das 7h40 às 11h40
Inscrições: 12 a 19 de agosto

– Em Cascavel
Local: Unioeste
Período: 23 a 26 de agosto
Inscrições: 12 a 22 de agosto

– Em Ponta Grossa
Local: UEPG
Período: 29 de agosto a 1° de setembro, das 8 às 12 horas
Inscrições: 11 a 25 de agosto

Informações detalhadas no site www.pr.gov.br/portaldoservidor, na seção ?Escola de Governo?. Telefone (41) 3351-6146.