Equipe econômica apresenta amanhã propostas para crescimento do país

Brasília – A equipe econômica do governo apresentará amanhã (14) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de medidas a serem adotadas no país para promover o crescimento, mas sem por em risco o controle dos gastos públicos. O assunto está em discussão, neste momento, numa reunião entre os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

Ao chegar ao Ministério da Fazenda, onde se realiza a reunião, o ministro Paulo Bernardo disse que as medidas incluirão as áreas fiscal, tributária, de gestão e de investimentos.

?A idéia, basicamente, é ter um conjunto de medidas que permitam que a despesa cresça menos do que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e, com isso, abram espaço para, ao mesmo tempo, termos um pouco mais de recursos para investimento públicos e também para fazer as desonerações que precisamos", afirmou o ministro. Ele citou investimentos em algumas áreas especificas, que inclusive já estariam "mais ou menos encomendadas pelo presidente?.

Paulo Bernardo não quis, entretanto, adiantar detalhes sobre os setores da economia que terão redução de impostos, nem quais os mecanismos estudados para conter os gastos do governo. ?O que vamos fazer amanhã com o presidente é priorizar aquilo que vai ser feito imediatamente e o que vai ser feito no primeiro semestre do ano que vem?, explicou.

Também participam da reunião o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, o secretário do Tesouro, Carlos Kawall, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Voltar ao topo