A primeira reunião com a equipe completa de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que será realizada na manhã desta terça-feira, deverá ter como um dos objetivos a discussão da metodologia de elaboração dos relatórios pelos grupos de trabalho. Segundo o secretário de Planejamento de Belo Horizonte, Maurício Borges Lemos, que coordenará a área de desenvolvimento e comércio exterior, os relatórios deverão ter duas partes: uma parte de diagnóstico e outra de sugestões.
O coordenador adjunto da equipe, Luiz Gushiken, disse que a maior parte das informações está sendo coletada pelos técnicos no site da transição elaborado pelo atual governo. A partir daí, a coleta de dados será aprofundada com as visitas aos ministérios que serão intensificadas esta semana. Gushiken argumentou que não será possível fazer um relatório aprofundado devido à escassez de tempo e ao pequeno número de pessoas envolvidas na tarefa.
Segundo ele, não se pode comparar o trabalho a uma auditoria que se faria em um empresa privada. Ele informou que o escritório foi ampliado esta semana em três salas o que permitirá a separação entre as áreas técnicas e a de articulação política. Haverá ainda uma entrada específica para os representantes de partidos políticos que forem discutir com o presidente eleito ou com o articulador político e presidente do PT, José Dirceu. A reunião está marcada para as 10 horas no Centro de Treinamento do Banco do Brasil.


