Entraves em infra-estrutura podem comprometer PIB em 2005

O presidente da Associação Brasileira de Infra-estrutura e das Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, avaliou em nota distribuída à imprensa que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta “sucessos e alertas”. “Se não conseguirmos eliminar rapidamente parte dos entraves ao investimento, certamente a infra-estrutura vai comprometer o crescimento da economia já em 2005”, avalia o dirigente no documento.

Ao avaliar que a economia terá um “crescimento significativo” em 2004, “mesmo diante da baixa base de comparação do ano passado”, Godoy enfatiza a necessidade de atração de investimentos no País para expansão e modernização dos sistemas de infra-estrutura, principalmente de transporte e logística, energia e saneamento. “O descompasso entre o crescimento da balança comercial e a nossa capacidade de escoar a produção é um exemplo claro”, exemplifica.

Ele cita os 57 mil quilômetros que formam a principal parte da malha rodoviária brasileira, dos quais a metade está com pavimento comprometido, provocando redução de velocidade dos caminhões em 40% em média. Somente no setor de transporte, a entidade estima serem necessários investimentos de cerca de US$ 2,8 bilhões ao ano. “Se não criamos condições para a iniciativa privada tomar novas decisões de investimento em expansão da capacidade industrial e de infra-estrutura, vamos presenciar um cenário bastante embaraçoso para um país que quer tornar-se uma entre as principais economias do planeta: falta de capacidade em aproveitar oportunidades de crescimento”, opina.

Voltar ao topo