Rio de Janeiro – Começou na manhã deste domingo (10), no Hotel Copacabana Palace, a série de reuniões de ministros do G-20 com representantes dos países desenvolvidos. O primeiro encontro deste domingo é com o comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson. A seguir, está programada reunião com o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Shoichi Nakagawa, encerrando-se o ciclo com a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab.
Após o almoço oferecido pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, aos chefes de delegação presentes ao evento, será concedida uma entrevista coletiva à imprensa, com a presença dos países visitantes.
O ministro Celso Amorim se reunirá logo depois, em separado, com Mandelson, Nakagawa e Schwab, antes de assinar acordos bilaterais com Zimbabwe e Equador. Este último país aderiu ontem ao G-20, junto com o Peru.
O G-20 é formado atualmente por 23 países que começaram a esboçar neste sábado (9) um acordo com outras nações em desenvolvimento visando à retomada das negociações da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio(OMC), que foram interrompidas em julho. O G-20 reúne os países que reivindicam a redução dos subsídios agrícolas praticados pelas nações ricas.


