Encontro Estadual de Produtores Orgânicos reúne cerca de mil agricultores

Produtores de orgânicos de todas as regiões do Estado, agricultores que fazem a conversão do sistema convencional de agricultura para o orgânico e pessoas interessadas em iniciar na atividade participaram, nesta quinta-feira (1), do 1º Encontro Estadual de Produtores Orgânicos.

O evento foi um dos destaques do 1° Paraná Orgânico, que acontece no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), em Pinhais. Na ocasião, os participantes puderam conhecer detalhadamente questões relacionadas à agricultura orgânica no Paraná, Brasil e no mundo.

O encontro reuniu cerca de mil produtores e serviu para a troca de experiências e informações sobre a agricultura orgânica. Para o produtor José Coambússolo, representante da Associação de Produtores Orgânicos de Medianeira, o evento foi uma oportunidade para mostrar o potencial do Estado no setor. ?A troca de informações com outros produtores, bem como as oficinas e as palestras, vai contribuir para melhorar ainda mais a produção orgânica no Paraná?, disse.

O produtor disse que já espera ansioso o próximo Paraná Orgânico. ?Não vejo a hora da segunda edição do evento. Com certeza, estarei bem mais preparado. Já vendi quase tudo que trouxe de derivados de soja e milho orgânicos. Não imaginava que o evento fosse desse porte?, comentou.

Paraná

De acordo com o coordenador estadual de agricultura orgânica da Emater-Pr, Iniberto Hamerschmidt, na safra 2004/05, o Paraná deve ter produzido cerca de 80 mil toneladas de orgânicos. ?Ainda estamos fechando os números da safra atual. Mas tudo indica que a produção superou em 20% as 66 mil toneladas produzidas na safra 2003/04?, disse. Ele lembrou que, nos últimos oito anos, a produção orgânica do Estado cresceu 1.400%.

Quanto ao número de produtores na safra 2003/04, a agricultura orgânica no Paraná envolveu 4.112 produtores. Segundo o agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, Maurício Tadeu Lunardon, oito atrás, o número de produtores no Estado era de apenas 450.

Entre os fatores que contribuíram para o crescimento desse segmento da agricultura estão a decisão do consumidor em obter alimentos de melhor qualidade e a realização de eventos que divulgam a agricultura orgânica.

?Também devemos ressaltar o interesse da imprensa pelas questões relacionadas ao setor, o fortalecimento da agroindústria orgânica e a importância cada vez maior dada pelas redes de supermercado aos alimentos produzidos organicamente?, destacou.

No Paraná, são 11.252 hectares destinados ao cultivo de orgânicos, distribuídos em 4.122 propriedades. A área média de produção é de três hectares por produtor. ?Isto demonstra que a agricultura orgânica é desenvolvida por pequenos produtores do Estado?, explicou Lunardon.

Ele revelou que, na safra 2003/04, o segmento no Paraná movimentou US$ 20 milhões. ?A maior área é de soja orgânica. Na safra 2003/04, foram 4.523 hectares. Quanto ao volume produzido, o ranking é liderado pela cana-de-açúcar, cultivada para produzir principalmente açúcar mascavo orgânico. Foram produzidas 19.486 toneladas do produto?.

Voltar ao topo