Encontro, em Curitiba, debaterá a situação da América Latina

O Centro de Estudos Jurídicos ? CEJUR do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná promoverá em Curitiba, entre os dias 25 e 28 de julho, o II Encontro de Direito e Cultura Latino-Americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação.

A primeira versão, que também aconteceu na capital paranaense, reuniu grandes intelectuais de toda a América Latina e alguns pensadores da Europa, como Boaventura de Sousa Santos. No primeiro encontro, ocorreram muitos debates e foram retiradas resoluções sobre os problemas latino-americanos. Para 2006, são esperados especialistas, professores e políticos de toda a América do Sul e Central.

O texto de apresentação do evento destaca que esse debate tem um grande significado para a construção de uma política do continente. "Queremos discutir formas de acolher a diversidade cultural e jurídica da América Latina ? nossa verdadeira marca de identidade ? no modo de gestão do Estado, e com o reconhecimento de mecanismos de regulação social baseados na autodeterminação dos povos, a fim de garantir uma democracia efetiva", expõe o texto. 

Estarão presentes o espanhol Bartolomé Clavero, um dos maiores historiadores do Direito da atualidade; o chileno Jacques Chonchol, ex-ministro da Agricultura do Governo Allende e fundador do Partido Reformista da Democracia Cristã no Chile; o equatoriano Diego Iturralde, diretor de pesquisa do Instituto Interamericano de Direitos Humanos; o colombiano Alfonso Casiani, representante do movimento quilombola da Colômbia; a argentina Hebe de Bonafini da Universidade Mães da Praça de Maio; os brasileiros Sérgio Mamberti que é secretário da Identidade e Diversidade Cultural  do Ministério da Cultura, o líder indígena Marcos Terena e o economista Marcio Pochmann,  que é livre Docência  da UNICAMP e doutor pela Universidade Estadual de Campinas.

Paralelamente, acontecerão outras atividades culturais como hip hop, fandango, exposições fotográficas e uma mostra de cinema. Além disso, faz parte da programação uma série de debates com especialistas de diversas áreas da sociologia, economia, cultura, ciências jurídicas, vindos de toda parte do continente. Serão discutidos temas como sistema público de comunicação; os sentidos dos Direitos Humanos na América Latina; língua, cultura e dominação; segurança pública no Brasil e nos demais paises latino-americanos. As inscrições para o encontro estão abertas no site www.cejur.ufpr.br.

Serviço:
Data: De 25 a 28 de julho.
Local: Teatro da Reitoria
Preço: De R$ 30 à R$ 40,00.

Voltar ao topo