Encerra sábado inscrições para seleção de alfabetizadores

Para completar o quadro de alfabetizadores necessários para o desenvolvimento do Programa Paraná Alfabetizado, a Secretaria de Estado da Educação abriu um novo edital convocando 382 professores e 41 para coordenadores. O período de inscrição termina no dia 13 de agosto e o teste de seleção está previsto para o dia 16 de agosto.

Os professores irão atuar como agentes colaboradores e não terão vínculo empregatício. A contratação desses profissionais irá suprir as vagas existentes em 71 municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com a taxa de analfabetismo acima de 18%. O programa oferece uma bolsa-auxílio de R$ 120 e mais R$ 7 por aluno em sala de aula, sendo que o limite máximo é de 20 alunos por turma.

As inscrições poderão ser feitas nos Núcleos Regionais de Ensino de Apucarana, Área Metropolitana Norte, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Goioerê, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Loanda, Paranavaí, Pitanga, Umuarama, Cianorte, Ibaiti, Pato Branco, Curitiba, Área Metropolitana Sul, Paranaguá, Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Wenceslau Brás e Dois Vizinhos.

“Observamos que as vagas serão para os municípios que estão sob a jurisdição do Núcleo e não propriamente para a cidade-sede”, salienta a professora Maria Aparecida Zanetti, chefe do departamento de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria. A inscrição poderá ser feita, ainda, por procuração simples e com poderes específicos. Os candidatos devem apresentar fotocópia da carteira de identidade, comprovante de escolaridade, comprovante de experiência profissional e o termo de compromisso de capacitação.

Escolaridade

Serão contratados professores com formação em nível médio e habilitação em Magistério, ou com curso de Pedagogia concluído, com habilitação específica em Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série ou em Alfabetização, como também curso superior concluído de licenciatura em Letras-Português ou, ainda, o curso superior em outra licenciatura, desde que possua formação em nível médio com habilitação em Magistério, ou Especialização em Educação de Jovens e Adultos ou em Alfabetização.

Voltar ao topo