O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou hoje (8) que as companhias de telefonia fixa terão "espaço garantido, através da interatividade", na implantação do sistema de TV digital no Brasil. Segundo o ministro, os representantes das companhias terão de apresentar um relatório com informações sobre os sistemas europeu, japonês e americano, que fizeram ao governo brasileiro propostas para implantar a TV digital no país.

continua após a publicidade

O pedido do relatório foi feito pela ministra Dilma Rousseff, durante reunião realizada hoje, no Palácio do Planalto, entre representantes das companhias e o ministros Hélio Costa. "A ministra Dilma solicitou que eles apresentem por inscrito, mais detalhadamente, suas posições mais objetivas", disse ele.

Hélio Costa explicou que as empresas de telefonia fixa só podem "transportar o produto, não podem produzir". Por isso, na reunião, os representantes das companhias procuraram garantir espaço. " Principalmente no que diz respeito à utilização de novos produtos da TV digital pagos", destacou o ministro.

Questionado sobre a decisão do governo na escolha do padrão de TV Digital para o Brasil, se será o europeu, o japonês ou o americano, Hélio Costa disse que a decisão final é do presidente Lula. " O presidente pode decidir antes de completar um mês, pode levar o mês inteiro ou até mais. Essa decisão é exclusiva do presidente".

continua após a publicidade