Empresas de siderurgia fecham o ano com queda de 4,1% na produção

As empresas siderúrgicas brasileiras deverão fechar 2005 com queda de 4,1% na produção em relação a 2004. A previsão é do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), que indica para 2005 uma produção total de 31,6 milhões de toneladas de aço bruto.
Em relação ao consumo aparente, as previsões apontam uma queda de 7,9% sobre 2004, com o setor fechando com uma produção de 16,9 milhões de toneladas.

Os dados divulgados pelo IBS sinalizam que a redução, no consumo aparente (relativo ao mercado interno) decorre da retração da produção na maioria dos setores consumidores, em especial o dá construção civil. Parte dessa queda, porém, é atribuída pelo IBS aos "ajustes de estoques por parte dos consumidores e distribuidores, às altas taxas de juros e aos baixos investimentos do governo" ? um importante consumidor.

O IBS estima que o setor feche o ano exportando 12,6 milhões de toneladas de produtos com um crescimento de 5% na comparação com 2004. A receita, no entanto, deverá crescer 26,4% – atingindo o recorde de US$ 6,7 bilhões. "Este crescimento deve-se ao enobrecimento da mistura de produtos exportados, com crescimento da comercialização de produtos acabados e diminuição dos semi-acabados".

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.