Empresas conhecem experiência da Sanepar na gestão do lixo

O encontro técnico promovido pela Sanepar, em parceria com a Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), reuniu representantes de empresas estaduais de saneamento de todo o Brasil, nesta quinta-feira, em Maringá. Durante o evento, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, apresentou a experiência da companhia na gestão de resíduos sólidos urbanos, desenvolvida na cidade de Cianorte, destacando os aspectos legais que envolvem o serviço.

Segundo Jacob, o projeto desenvolvido pela empresa tem despertado a atenção de várias cidades e companhias de saneamento do Brasil, pelos resultados positivos obtidos nesta área, principalmente na preservação do meio ambiente e na saúde pública. “O maior retorno que esperamos com este serviço é o ganho ambiental e social, que irá refletir em menores custos de tratamento de água e na melhoria dos sistemas municipais de saúde, pois o lixo coletado e tratado adequadamente ajuda a diminuir a poluição dos mananciais de abastecimento e a proliferação de doenças”, relatou.

De acordo com o superintendente executivo da Aesbe, Walder Suriani, todos os participantes puderam verificar e constatar a atuação da Sanepar na área de resíduos sólidos. Para ele, os resultados alcançados pela companhia paranaense na gestão do lixo servirá como um modelo para as outras empresas estaduais.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Manoel de Deus Alves, salientou que essa experiência abre uma possibilidade para a ampliação dos negócios para as empresas de saneamento. “As informações obtidas nesse evento serão fundamentais para que possamos desenvolver os estudos necessários para criação de serviços semelhantes aos realizados pela Sanepar aqui no Paraná”, disse.

O encontro também contou com a presença do diretor de Investimentos da Sanepar, Domingos Budel, e do coordenador do projeto desenvolvido em Cianorte, Valdomiro Kyt. Os participantes também conheceram aterro sanitário de Cianorte

Voltar ao topo