Empresas apresentam projetos de moradia e saneamento

Os diretores das empresas paulistas New Work e Engelmo reuniram-se ontem com prefeitos de todo o Estado na sede da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), em Curitiba, para apresentar dois projetos inovadores nas áreas de saneamento básico e moradia popular. Na área de saneamento básico, o diretor da Engelmo Construções e Montagens Ltda. apresentou uma nova tecnologia, já adotada na Europa e nos EUA, que permite a montagem de uma estação de tratamento de água e esgoto com custo 20% a 30% inferior ao sistema utilizado atualmente.

No sistema utilizado pela grande maioria das prefeituras brasileiras, é preciso que o município construa grandes tanques para o tratamento de água e esgoto em zonas afastadas da região urbana, o que exige a desapropriação de largas extensões de terra e a instalação de tubos e bombas de pressão de grande capacidade, o que acaba aumentando muito os custos do projeto.

O sistema apresentado pelo empresário permite que o prefeito construa uma estação com dimensões bem menores e dentro da própria cidade, evitando as despesas com os tubos e com a desapropriação de áreas. A água é tratada com um equipamento que faz, automaticamente, a dosagem adequada dos produtos químicos.

As fontes de financiamento da montagem do sistema podem ser tanto oficiais como privadas. No segundo caso, há várias formas de financiamento. Uma das mais comuns funciona da seguinte maneira. Primeiramente, o investidor privado aplica os recursos necessários à montagem da estação de tratamento. Depois, o valor do empréstimo é cobrado em 15 ou 20 anos e descontado da tarifa de esgoto paga pelo usuário do sistema. Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (011) 5052-5949/5052-2608/5052-1058 ou pelo e-mail paulo.teraoka@engelmo.com.br

Voltar ao topo